Diretores da CAPREMI - Caixa de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itabela realizaram na terça-feira, 20 de julho, no Auditório da Câmara Municipal de Itabela, um evento denominado “Encontro de Aposentados e Pensionistas”, com o objetivo de falar do momento atual da Entidade Previdenciária, mostrar conquistas e os números positivos.

No encontro estiveram presentes, além dos Aposentados e Pensionistas da CAPREMI, vários servidores, Secretários de Governo e Assessores, Vereadores, Membros do Conselho Municipal de Previdência e Prefeito, Senhor Osvaldo Gomes Caribé.

No início do Evento dois servidores, que já haviam dado suas parcelas de contribuições e que preencheram os requisitos para fazer jus às suas aposentadorias, receberam das mãos do Prefeito o Ato Aposentador, considerando, a partir dali, aposentados. São eles: Professor Severino Pereira Matos e Professora Maria da Glória Silva Alves.

Em seguida o Prefeito foi homenageado, em nome de todos os Aposentados e Pensionistas, pela Professora Eliane Thaís, que lhe entregou uma camisa simbolizando o compromisso com a “Minha Previdência” CAPREMI - slogan grafado na camisa que todos vestiam no evento.

Continuando, a Diretora de Previdência, Sônia Lima, ressaltou sobre o momento positivo que passa a CAPREMI, como a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP - liberado pelo Ministério da Previdência, fato esse que já havia sete anos de sua última liberação. Um Município de posse do CRP significa sua adimplência com a Previdência Própria, como também fica adimplente junto aos órgãos governamentais no que tange as exigências do CRP no momento de celebrar convênios entre outros. Afirmou que o Prefeito Caribé vem honrando os compromissos assumidos em relação ao que é devido à CAPREMI e obrigação do Município.

Em 2009, o Prefeito Caribé tentou andar em dia com a parte patronal, mas dado à alíquota que foi elevada de um percentual de 13,89 para 16,29 sobre a folha de pagamento, surgiram dificuldades, gerando uma dívida em sua gestão com a CAPREMI. Todavia, com autorização da Câmara de Vereadores e em consonância com a Lei Federal, o montante fora parcelado. E quanto às contribuições previdenciárias dos servidores, no atual governo, vem sendo repassadas com rigor.

Nesse momento, as reservas da Entidade ultrapassam R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) e, dado a esse fato, todos os Aposentados e Pensionistas recebem seus benefícios previdenciários dentro do mês. Pode-se dizer que é um momento que todos estão respirando mais aliviados.

Na fala do Senhor Prefeito ficou explicitado sua preocupação e o compromisso com a Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itabela - CAPREMI▪